O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde – MT “PREVILUCAS”, é uma autarquia dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira que tem o objetivo de garantir aos servidores efetivos municipais e seus dependentes, prestações de natureza previdenciária em caso de contingências que interrompam, depreciem ou façam cessar seus meios de subsistência.

O PREVILUCAS foi criado dia 04 de dezembro de 1990 por meio da Lei municipal nº. 109/90 e atualmente é regido pela Lei Municipal de Reestruturação nº. 2134 de 25 de junho de 2013. São vários os benefícios assegurados aos servidores efetivos municipais e seus dependentes, entre eles estão: A Aposentadoria voluntária, aposentadoria compulsória, aposentadoria por invalidez, auxílio doença, salário maternidade, pensão por morte, salário família e auxílio reclusão.

Aproximadamente 1.500 servidores municipais do quadro efetivo do Executivo, Legislativo e Autarquias. A organização administrativa é independente e conduzida pelos próprios segurados que administram os seus direitos previdenciários em conjunto com o Poder Executivo e Legislativo, composta pelo diretor executivo, comitê de investimentos, conselho curador, conselho fiscal e de julgamento de recursos.

Para custear os benefícios que são de direito aos segurados, os servidores contribuem mensalmente com alíquota de 11%, sobre o salário base e o ATS (Adicional por Tempo de Serviço), e a contribuição patronal: Prefeitura, Câmara e Autarquias, definido anualmente mediante reavaliação atuarial. Tem também como fonte de recurso rendas de rentabilidades da carteira de investimentos aplicados nas instituições financeiras.

O Previlucas conta com uma equipe dinâmica de servidores capacitados em previdência os quais gerenciam seus próprios recursos, investindo nas melhores carteiras de investimentos existentes no mercado visando o crescimento do patrimônio do instituto adotando critérios mais rígidos na seleção de modalidades de investimentos por meio de uma gerência exclusiva interna para tratar de investimentos e análise do mercado.

E realizado permanentemente capacitações nos setores aos quais os segurados são vinculados, com o objetivo principal de esclarecer os mesmos sobre seus direitos e deveres previdenciários e a aproximação da previdência aos segurados, bem como a capacitação da equipe gestora do Previlucas, dos conselheiros e comitê de investimentos, para uma melhor gestão dos recursos.

Visando qualidade na prestação de serviços previdenciários e acompanhamento dos segurados em gozo de benefícios temporários como auxílio doença o Previlucas realiza através da assistente social visitas domiciliares e encaminhamento deste para participarem do Programas de qualidade de vida, pensando no bem estar da população, com objetivo principal de mudar seus hábitos por meio de prática de exercícios físicos regulares e orientação alimentar, valorizando e incentivando a prática de exercícios físicos disponibilizados nas praças da cidade que são verdadeiras academias ao ar livre, trazendo com isso mais saúde e qualidade de vida para os segurados e seus dependentes.




ANDRESSA LUCIANA FRIZZO - Diretora Executiva do Previlucas

Nascida em 28 de outubro de 1982, em Planalto-PR, reside em Lucas do Rio Verde há dez anos. Andressa é formada e pós-graduada pela UnC – Universidade do Contestado Campus de Canoinhas-SC em Serviço Social e graduada em Direito pela Faculdade LaSalle de Lucas do Rio Verde-MT.

É casada, tem uma filha e atuou como Secretária Executiva da ACILVE (Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde) por quatro anos, participou de diversos Conselhos Municipais e trabalhos ligados ao desenvolvimento social do município. Trabalhou durante quatro anos diretamente com os servidores do município de Lucas do Rio Verde na Coordenação de Benefícios Previdenciários do Previlucas, efetivando a concessão de benefícios permanentes como: aposentadorias e pensões e benefícios temporários: auxílio doença, salário maternidade, salário família entre outros.