04/05/2024 16:47:58

Previlucas analisa investimentos para o instituto de previdência para 2015

A consultoria de investimentos do Previlucas apontou quais são os melhores investimentos no mercado e que garantam rentabilidade sem riscos
Por Ascom Prefeitura de Lucas do Rio Verde/Ley Magalhães
15/12/2014 16:02

(Foto: Ascom Prefeitura de Lucas do Rio Verde)

O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde – PREVILUCAS, tem uma política própria de investimentos do instituto de previdência dos servidores municipais, orientado por uma empresa de consultoria a SMI-Consultoria de Investimentos com foco exclusivo no segmento de Regimes Próprios de Previdência Social dos Estados e Municípios. A empresa assessora as autarquias na gestão financeira de patrimônios previdenciários, através de decisões fundamentadas e imparciais. Sendo uma instituição de renome pertencente ao Grupo SOMA- a SMI esteve em reunião com o Conselho do Previlucas para apresentar o planejamento estratégico dos investimentos para 2015.

O sistema de consultoria além de apontar o melhor plano de investimento ainda orienta sobre a legislação atual que normalmente é complementada por portarias do Ministério da Previdência Social, o que torna mais segura e legal as ações que levem a aplicação dos recursos do instituto, em planos confiáveis, e com rentabilidade garantida, pois os recursos são frutos da previdência dos servidores do munícipio.

A versão final de sua Política de Investimento para o ano de 2015, já devidamente aprovada pelo Conselho Curador no último dia 11 de Dezembro deste ano. Segundo documento da SMI- “A Política de Investimento, feita anualmente, estabelece a forma de gerenciamento dos investimentos e desinvestimentos dos recursos financeiros. No documento foram inseridas as normas e diretrizes referentes à gestão dos recursos financeiros do PREVILUCAS, com foco na Resolução CMN 3.922/2010 e na Portaria MPS 519, de 24 de agosto de 2011, alterada pela Portaria MPS 170, de 25 de abril de 2012 e pela Portaria MPS 440, de 09 de outubro de 2013, levando em consideração os fatores de Risco, Segurança, Solvência, Liquidez e Transparência”.

A Política de Investimento traz em seu contexto principal os limites de alocação em ativos de renda fixa, renda variável e do segmento de imóveis, em consonância com a legislação vigente. Além destes limites, vedações específicas visam a dotar os gestores de orientações quanto à alocação dos recursos financeiros em produtos e ativos adequados ao perfil e às necessidades atuariais do PREVILUCAS. A Política de Investimento deve ser elaborada anualmente, podendo ser revista e alterada durante o decorrer do ano de 2015, conforme entendimento da Diretoria, Comitê de Investimentos, Conselho Curador e responsáveis pela gestão dos investimentos.

META DE RENTABILIDADE

O PREVILUCAS estabelece como meta que a rentabilidade anual da carteira de investimentos alcance, no mínimo, desempenho equivalente a 6% (seis por cento ao ano) acrescida da variação do - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, divulgado pelo IBGE. Em Novembro de 2014, a expectativa desta meta atuarial para o final de 2015 era de 12,68%, podendo variar 0,50% para mais ou para menos dependendo das pressões inflacionárias. Em Novembro de 2014, a SELIC média prevista para o ano de 2015 era de 11,91%. Com base nisso, evidenciado que parte dos recursos financeiros, deverão ser alocados assumindo algum grau de risco, para que a carteira possa alcançar o seu objetivo final.

Todo o planejamento da Política de Investimentos foi apresentado aos conselheiros que representam os mais diversos seguimentos do serviço público municipal.