O Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde – MT “PREVILUCAS”, é uma autarquia dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira que tem o objetivo de garantir aos servidores efetivos municipais e seus dependentes, prestações de natureza previdenciária em caso de contingências que interrompam, depreciem ou façam cessar seus meios de subsistência.

O PREVILUCAS foi criado dia 04 de dezembro de 1990 por meio da Lei municipal nº. 109/90 e atualmente é regido pela Lei Municipal de Reestruturação nº. 2697  de 16 de outubro de 2017. São vários os benefícios assegurados aos servidores efetivos municipais e seus dependentes, entre eles estão: A Aposentadoria voluntária, aposentadoria compulsória, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

Aproximadamente 1.500 servidores municipais do quadro efetivo do Executivo, Legislativo e Autarquias. A organização administrativa é independente e conduzida pelos próprios segurados que administram os seus direitos previdenciários em conjunto com o Poder Executivo e Legislativo, composta pelo diretor executivo, comitê de investimentos, conselho curador, conselho fiscal e de julgamento de recursos.

Para custear os benefícios que são de direito aos segurados, os servidores contribuem mensalmente com alíquota de 14%, sobre o salário base e o ATS (Adicional por Tempo de Serviço), e a contribuição patronal: Prefeitura, Câmara e Autarquias, definido anualmente mediante reavaliação atuarial. Tem também como fonte de recurso rendas de rentabilidades da carteira de investimentos aplicados nas instituições financeiras.

O Previlucas conta com uma equipe dinâmica de servidores capacitados em previdência os quais gerenciam seus próprios recursos, investindo nas melhores carteiras de investimentos existentes no mercado visando o crescimento do patrimônio do instituto adotando critérios mais rígidos na seleção de modalidades de investimentos por meio de uma gerência exclusiva interna para tratar de investimentos e análise do mercado.

E realizado permanentemente capacitações nos setores aos quais os segurados são vinculados, com o objetivo principal de esclarecer os mesmos sobre seus direitos e deveres previdenciários e a aproximação da previdência aos segurados, bem como a capacitação da equipe gestora do Previlucas, dos conselheiros e comitê de investimentos, para uma melhor gestão dos recursos.

 

 

 

GILSON DOTIVO GARCIA - Diretor Executivo do Previlucas