19/03/2026 21:25:40
https://previlucas.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/133/

PREVILUCAS PARTICIPA DE 4º ENCONTRO DE GESTORES DE RPPS’S DO ESTADO DE MATO GROSSO

O 4º Encontro de Gestores de RPPS’s do Estado de Mato Grosso foi realizado nos dias 06 e 07 de dezembro de 2016, na sede da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso “Benedito Sa
Por ANDRESSA LUCIANA FRIZZO
13/12/2016 13:23

(Foto: PREVILUCAS)


O 4º Encontro de Gestores de RPPS’s do Estado de Mato Grosso foi realizado nos dias 06 e 07 de dezembro de 2016, na sede da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso “Benedito Sant´Anna da Silva Freire”, na cidade de Cuiabá-MT.

Com objetivo principal de proporcionar capacitação com temas contemporâneos aos gestores, procuradores, contadores, controladores internos, equipe administrativa, estudantes/pesquisadores, membros de conselhos de gestão e fiscal, bem como do comitê de investimentos, além de técnicos de controle externo, para que aprimorem seus conhecimentos na área de gestão previdenciária.

A quarta edição do Encontro de Gestores de RPPS´s, foi construída por uma equipe de gestão previdenciária de todo o Estado de Mato Grosso, contando com o apoio efetivo da equipe do PREVILUCAS, consagrando-se o maior e mais relevante evento de Regimes Próprios do Estado de Mato Grosso.

Foram realizadas diversas palestras, dentre elas a ministrada pelo Coordenador de Projetos do Tribunal de Contas da União, Luciano dos Santos Danni, tendo como tema Panorama da Auditoria Coordenada do Tribunal de Contas da União, Diretrizes e aspectos relevantes na fiscalização externa dos RPPS, e a ministrada pelo Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Ronaldo Ribeiro, com o tema Regras de Controle e Gestão dos RPPS’s. 

No dia 07/12 foram ministradas palestras contemplando assuntos como: Novas Diretrizes para o DIPIN e DAIR e os impactos relevantes na gestão previdenciária, a reforma da previdência e a Sustentabilidade dos RPPS’s e a importância do e-Social para o Sistema Integrado de Dados dos Servidores Públicos e a gestão do RPPS’s.

O Encontro propiciou momentos de diálogo e esclarecimento de dúvida nas diversas áreas de atuação previdenciária, tais como: concessão de benefícios, gestão de ativos e passivos, gestão financeira, administrativa, contábil e atuarial, além de competência e responsabilidade dos órgãos curadores de deliberativos. Contando com o apoio institucional dos órgãos de controle externo do país e do Estado de Mato Grosso, bem como de instituições financeiras e associações que trabalham em defesa da gestão previdenciária e trazendo benefícios significativos na gestão dos RPPS’s, oferecendo oportunidade de conhecimento em alto nível, com palestrantes renomados, o que, garantiu aos participantes aprimoramento do conhecimento para cumprir sua missão institucional com zelo e responsabilidade.