17/05/2024 23:58:09

ESTA PRETENDENDO SE APOSENTAR? CONHEÇA O PPA.

Por Andressa Frizzo
12/07/2016 17:10

(Foto: Previlucas)

O Instituto de Previdência Social dos Servidores de Lucas do Rio Verde/MT “PREVILUCAS” está cada vez mais preocupado com a qualidade de vida de seus segurados, no qual desenvolveu o Programa de Preparação para a Aposentadoria – PPA, com o objetivo de disseminar os direitos e deveres previdenciários do servidor público municipal de Lucas do Rio Verde Mato Grosso, e com o propósito de prepará-lo para a aposentadoria oferecendo-lhe  um programa de visão sistêmica e social que abrace e ampare os segurados mesmo antes da sua aposentadoria, a fim de que o mesmo possa adentrar à uma nova fase com melhor qualidade de vida e em cumprimento a Lei nº 8.842/1995, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, em seu artigo 10º, inciso IV, alínea “c” o qual preconiza:

Criar e estimular a manutenção de programas de Preparação para a aposentadoria nos setores públicos e preservados com antecedência mínima de 02 anos do afastamento.

O Programa vai ao encontro da comunidade de servidores e a prepara para usufruir, com tranquilidade e segurança, de tudo aquilo que a previdência pública municipal, enquanto sistema de proteção social, pode oferecer. Desenvolver ações de informação e conscientização sobre direitos e deveres previdenciários é um dos objetivos principais do PPA.

O término de uma carreira profissional, embora desejado por muitos, sempre traz diferentes problemas em termos de adaptação e de reorganização de vida.

Passada a euforia dos primeiros momentos, muitos aposentados apresentam: sentimento de vazio, depressão e isolamento, dificuldades de relacionamento com a família que certamente necessitarão de um preparo e um apoio. Organizar-se nesta nova fase da vida significa despertar para novas possibilidades e projetos.

Ter objetivos é, portanto, o motor que permite ao aposentado se manter em movimento e avançar em uma direção saudável e positiva. Afinal, a vida não termina com a aposentadoria, sendo necessário adotar atitudes inovadoras e criativas, de forma a encarar esse período como uma rica e promissora travessia de uma etapa para outra, e não como um fim de carreira.

A transição para a aposentadoria implica em muitas mudanças além do afastamento do trabalho, como a troca de hábitos cotidianos, a alteração da dinâmica familiar e social e a reestruturação de identidade pessoal. No entanto, se houver uma preparação, uma reflexão prévia, muitas situações poderão ser prevenidas e assim, o impacto da aposentadoria poderá ser minimizado.

Diante dessas premissas, o PREVILUCAS desenvolveu o PPA, destinado aos servidores municipais com possibilidade de se aposentar nos próximos anos. A instauração de um programa de preparação para aposentadoria implica em repensar os conceitos referentes à aposentadoria e ao envelhecer, considerando a valorização integral do ser humano. É a oportunidade de elaborar ou de revisar o planejamento de vida, de forma a manter um equilíbrio entre a afetividade, a vida familiar, o lazer, a participação sócio-comunitária e uma atividade de trabalho com tempo reduzido, remunerada ou voluntária, proporcionando assim, um aumento da qualidade de vida, com o intuito de suavizar o impacto que esta nova fase pode causar nessas pessoas.

As ações do PPA vão muito além do ato de informar. Ao estabelecer a interlocução entre a Instituição e os servidores, o programa inclui os temas previdenciários nos diálogos sociais, auxiliando os indivíduos a compreenderem e a exercerem seus direitos.

Ao final, o que se pretende é ampliar o nível de cobertura previdenciária, objetivo de longo prazo. Porém, ao incentivar a inclusão dos servidores no PPA, contribui para a aproximação do servidor para com o Previlucas e equipe administrativa, ampliando a educação na área previdenciária, social e a qualidade de vida, promovendo a inclusão dos servidores no sistema previdenciário, divulgando as ações de valorização, cidadania e compromisso do PREVILUCAS através do PPA.